Com o objectivo de dar a conhecer, não só aos habitantes de Coimbra mas ao público em geral, a importância que os transportes desempenharam na evolução da cidade de Coimbra, os formandos do curso de Técnico de Museografia e Gestão do Património 2010/ 2012 do CEARTE - Centro de Formação Profissional de Artesanato, associam-se ao evento de comemoração dos Cem Anos da Tracção Eléctrica em Coimbra, apresentando o Quiosque Multimédia - Destino 1874.

Trata-se de um trabalho académico realizado no âmbito da Actividade Integradora, que inclui um Roteiro do Carro Americano, bem como, a apresentação de alguns dos mais emblemáticos transportes da cidade, assim como, uma base de dados Gare de Informação, com notícias sobre transportes públicos que foram divulgadas em jornais de Coimbra, entre os anos de 1870 e 1946.

Aproveitar novas áreas de interesse cultural e dinamizar o valor patrimonial da paisagem urbana, é uma tendência real em torno da forma de valorizar e revitalizar as cidades.

O conceito de Rotas e Percursos Culturais corresponde à procura do visitante relativamente a novos destinos, propondo um modelo de atracção pcapaz de reforçar os laços de conhecimento cultural através da descoberta de um património partilhado.

O objectivo é preservar, conservar e interpretar, dando especial atenção aos conteúdos que vão ilustrar e representar a evolução dos transportes urbanos, em especial do Carro Americano, tendo em conta os diversos públicos. Fazendo assim, uma interligação directa com a sua identidade, a sua cultura e a sua própria memória.