O Projeto “NÓS no musEU” surge no âmbito da colaboração entre o MNMC (Museu Nacional de Machado de Castro) e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC).
Tendo como base a missão do Museu, o paradigma da inclusão social, e a necessidade de assegurar a acessibilidade em todas as suas dimensões, o Museu Nacional de Machado de Castro pretende reforçar o seu papel enquanto agente activo ao nível da intervenção comunitária, desenvolvendo vários projectos no âmbito das necessidades educativas especiais.
O que é?
O projecto “NÓS no musEU” propõe-se revigorar a proximidade com a cultura por parte da comunidade, adaptando e flexibilizando as acessibilidades, para que seja possível incluir todos - crianças, jovens e adultos - no sentido de usufruir do património arqueológico, arquitectónico e artístico que se conserva no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC).
Quais os objetivos?
Este projeto tem como objetivos gerais:
• Incluir através da fruição de obras das arte do MNMC e sua contextualização histórica;
• Consciencializar para a cultura e para o património móvel, imóvel e imaterial.
Como posso participar no projeto?
De modo a poder integrar o projeto, enquanto participante, é necessário contactar o Museu Nacional de Machado de Castro, onde será possível agendar datas para esclarecimento. A sessão de esclarecimento pretende realizar o levantamento de necessidades e de singularidades de forma a adaptar o projeto às necessidades educativas especiais de cada público-alvo.
Existe um número limite de participantes por sessão?
Depende das com as especificidades de cada grupo. Varia sobre tudo de acordo com a mobilidade dos elementos do grupo.
Que sessões já foram realizadas?
De Janeiro a Junho de 2013 foram realizadas visitas com oito grupos com especificidades diferentes ao abrigo do projeto 'NÓS no musEU'. Estas visitas resultam de uma constante preocupação de aperfeiçoamento e de adaptação às especificidades de cada grupo de participantes, procurando sempre corresponder às suas necessidades educativas específicas, de forma a incluir através da fruição de obras de arte do MNMC e sua contextualização histórica; consciencializar para a cultura e para o património móvel, imóvel e imaterial.
1. Adultos
2. Crianças e Jovens
Estão disponíveis quatro guiões em comunicação acessível, para visita autónoma ao Museu, para pessoas com incapacidade intelectual e baixa literacia.
Parceria MNMC e APPACDM
Hoje vamos falar de arte
Senhora da Rosa - MNMC Inv.11266;P51
Retábulo de S. Silvestre - MNMC Inv.: 11222; E409
Visita ao Criptopórtico
Actualizado em:
4 de Dezembro de 2018