O projeto 'EU no musEU' resulta de um protocolo de colaboração entre o Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) e a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer (APFADA) - Delegação do Centro, a partir do modelo de estimulação cognitiva aplicado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA).
O público-alvo são indivíduos com défice cognitivo com espectro de alteração, que varia desde o défice cognitivo ligeiro com manutenção da autonomia funcional até à demência moderada.

Tem como objetivos gerais:
• Promover o bem-estar e a inclusão social de pessoas com défice cognitivo, demência e seus cuidadores informais
• Estimular ao nível cognitivo as pessoas com défice cognitivo, demência e seus cuidadores informais, mediante a fruição e (re)interpretação de obras de arte do MNMC

O projeto é da responsabilidade de uma equipa interdisciplinar composta por elementos de ambas as instituições, sendo a maior parte dos seus membros voluntários. As sessões decorrem uma vez por mês (segunda-feira), no MNMC, com dois grupos paralelos: para pessoas com demência e para os seus cuidadores.

Convidamo-lo(a) a seguir-nos em: http://mrmgms.wix.com/eunomuseu


Atividades

21 setembro 2018 | 10h30 | Visita da Memória

O MNMC celebrou o Dia Mundial da Doença de Alzheimer (21 de setembro) com a II Visita da Memória (primeira em 2015), em que se realizaram visitas inclusivas preparadas pelos(as) cuidadores(as) informais, num percurso de partilha de memórias a partir das obras de arte da coleção deste museu.
Este constituiu um dos raros momentos públicos do projeto 'EU no musEU', parceria do MNMC e da Alzheimer Portugal - Delegação do Centro, desde 2011 a estimular através da obra de arte pessoas com demência e seus cuidadores informais.

Prémios

Projeto distinguido a 20 de novembro de 2018 com o primeiro prémio, na categoria Vida+, do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra.
A sessão de entrega dos prémios decorreu no Convento de S. Francisco, em Coimbra, no encerramento do 6º Congresso do Consórcio Ageing@Coimbra .

Manual de Boas Práticas Artísticas e Culturais da ANACED (p. 103, 105 e 118).