A 21 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e, no âmbito do programa 'EU no musEU', lembramos esta data com a realização da Visita da Memória.
Nos últimos tempos e, atendendo à realidade em que vivemos provocada pela pandemia de COVID-19 e a todas as condicionantes impostas em termos de saúde pública, o 'EU no musEU' reinventou-se e, desta feita, a Visita da Memória é pela primeira vez conjunta e em vídeo, com a participação dos Cuidadores Informais do programa de Coimbra e de Viseu que, inspirados nas obras de arte do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), do Museu da Misericórdia de Viseu (MMV) e do Museu Nacional Grão Vasco (MNGV), apresentam nesta Visita uma partilha de memórias.
'EU no musEU' é um programa de estimulação cognitiva e social que privilegia a obra de arte como meio de comunicação, visando o bem-estar de pessoas com Perturbações NeuroCognitivas do tipo Doença de Alzheimer e dos seus cuidadores. Por um envelhecimento ativo e saudável, promovendo a cidadania e a inclusão social na demência.
Este programa resulta de uma parceria entre o Museu Nacional de Machado de Castro (coordenação técnica) e a Alzheimer Portugal (AP) [coordenação científica] desde 2011. Em 2018 foi replicado nos dois museus de Viseu acima referidos. Em Coimbra, o MNMC conta desde janeiro de 2019 com a colaboração do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC) na programação e implementação das sessões mensais.

Clique aqui:

Boa visita!