O Projeto ‘EU no MusEU’, desenvolvido pelo Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), foi hoje distinguido com uma Menção Honrosa durante a cerimónia de entrega do Prémio Acesso Cultura 2015, que decorreu no Museu do Benfica – Cosme Damião, em Lisboa.

Ana Alcoforado, diretora do MNMC, recebeu o prémio e congratulou-se por ver distinguido um projeto que envolve as três valências da Acesso Cultura: a física, a social e a intelectual.O ‘EU no MusEU’ é uma iniciativa pioneira do Museu Nacional de Machado de Castro, que resulta de um protocolo de colaboração com a Associação Alzheimer Portugal (Delegação do Centro), que visa a aproximação de doentes de Alzheimer à arte. O grande objetivo é tornar a arte acessível a pessoas com doença de Alzheimer, proporcionando-lhes estimulação cognitiva e bem-estar.

O Prémio Acesso Cultura pretende distinguir, divulgar e promover entidades e projetos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso aos espaços culturais e à oferta cultural em Portugal.