A actual remodelação do MNMC constitui uma oportunidade única para se completar a investigação arqueológica que, encetada na década de 1930, se foi desenvolvendo entre longos intervalos, por todo o séc.XX, embora mais concertada entre 1990 e 1998.
As escavações realizadas de 2000 a 2008 permitiram não só resolver questões em aberto relativamente ao que se conhecia do forum claudiano e respectivo criptopórtico, mas também pôr a descoberto importantes vestígios da malha urbana da antiga Aeminium, a oeste do forum, e identificar a localização do primeiro forum desta cidade, na época de Augusto.
Situado mais a oriente, não necessitou, para vencer o forte declive do terreno, de uma subestrutura de apoio muito vasta. Conjugando os diversos dados, foi possível concluir que a ela corresponde a ala oriental do piso superior do criptopórtico erguido na época de Cláudio.
Além desta importantíssima descoberta para a história da cidade romana, outros achados, devidos a sondagens, escavações em extensão e picagem de rebocos, trouxeram valiosas achegas ao conhecimento da evolução do local, desde o início da ocupação romana ao séc.XX, com um particular interesse para as sucessivas ampliações e alterações do paço episcopal.
A perfeita conjugação entre o trabalho dos arqueólogos e o desenvolvimento do projecto arquitectónico tornou possível descobrir, estudar, salvaguardar e, em muitas situações, valorizar, todo um património de raro significado que até hoje era desconhecido ou tratado de forma mitigada.
Actualizado em:
4 de Dezembro de 2018