A actual remodelação do MNMC constitui uma oportunidade única para se completar a investigação arqueológica que, encetada na década de 1930, se foi desenvolvendo entre longos intervalos, por todo o séc.XX, embora mais concertada entre 1990 e 1998.

As escavações realizadas de 2000 a 2008 permitiram não só resolver questões em aberto relativamente ao que se conhecia do forum claudiano e respectivo criptopórtico, mas também pôr a descoberto importantes vestígios da malha urbana da antiga Aeminium, a oeste do forum, e identificar a localização do primeiro forum desta cidade, na época de Augusto.

Situado mais a oriente, não necessitou, para vencer o forte declive do terreno, de uma subestrutura de apoio muito vasta. Conjugando os diversos dados, foi possível concluir que a ela corresponde a ala oriental do piso superior do criptopórtico erguido na época de Cláudio.

Além desta importantíssima descoberta para a história da cidade romana, outros achados, devidos a sondagens, escavações em extensão e picagem de rebocos, trouxeram valiosas achegas ao conhecimento da evolução do local, desde o início da ocupação romana ao séc.XX, com um particular interesse para as sucessivas ampliações e alterações do paço episcopal.

A perfeita conjugação entre o trabalho dos arqueólogos e o desenvolvimento do projecto arquitectónico tornou possível descobrir, estudar, salvaguardar e, em muitas situações, valorizar, todo um património de raro significado que até hoje era desconhecido ou tratado de forma mitigada.